sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Livro de Lugano cita passagem pelo São Paulo e prevê retorno no fim da carreira



Vi no Blog do Daniel Perrone trechos e imagens do livro “De corazón celeste” que conta a vida e trajetória de Diego Lugano, um dos maiores ídolos da nova geração de tricolores pelo Brasil. Recém lançado no Uruguai, o livro escrito por Hugo Viglietti fala da vida do uruguaio no Tricolor em um de seus capítulos.
Logo no prefácio do capítulo quatro, reservado a passagem pelo Morumbi, o autor resume bem a passagem de Lugano: “Do Inferno a glória”. O livro conta em detalhes a chegada do então jovem zagueiro do Nacional (URU) em 2003 ao São Paulo, uma equipe cercada de desconfiança e carente de títulos importantes desde a época de ouro de Telê Santana. Hugo Viglietti descreve com detalhes a sua apresentação no Tricolor, vindo da amizade de Marcelo Portugal Gouvêa (presidente na época do SPFC) com o empresário Juan Figger e do também amigo, o técnico Diego Aguirre, que dirigia o Nacional.
Lugano lembra que cerca de cinquenta jornalistas que cobriram a apresentação de Lugano faziam perguntas como “Quem é você, quantos títulos conseguiu…” que o desafiavam. Um dos jornalistas (que futuramente fez grande amizade com o jogador) lembra que neste dia pediu um sorriso de Lugano para uma foto. Lugano respondeu: “Não sou palhaço para fingir um sorriso”. Esse era Lugano.
O resto está no livro, que conta o período difícil de adaptação, o “fantasma do CT” e a virada gloriosa, que culminou no título Mundial Interclubes, em 2005. Inclusive há um trecho “emblemático” (detalhe na foto) que dá a entender que o capitão da celeste provavelmente voltará ao SPFC, o clube que aprendeu a amar, para encerrar a carreira. Atualmente Lugano acabou de ser contratado pelo Paris Saint Germain e atuará no futebol francês por três temporadas. É uma pena que ele não veio antes (não por tentativa do SPFC) porque na minha opinião só sua presença e liderança já mudaria moralmente muita coisa dentro do CT.
Não há data prevista para um lançamento do livro de Lugano aqui no Brasil, mas em se tratando da idolatria do torcedor tricolor no uruguaio, certamente essa edição deverá chegar em terras brazucas para a torcida do Maior do Mundo poder apreciar a história de garra e luta deste guerreiro. Resta-nos aguardar a data oficial de lançamento no Brasil.